sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Revelados detalhes dos personagens misteriosos de Andy Serkis e Lupita Nyong'o em Star Wars - O Despertar da Força


O trabalho de divulgação da Lucasfilm em Star Wars: O Despertar da Força tem sido incrível. Apesar da abundância de material promocional que tem saído cá para fora J.J. Abrams e companhia tem ainda assim conseguido manter em sigilo boa parte da história e até mesmo alguns personagens. O trabalho é tão bem feito que pouco se sabe sobre a actuação de dois actores importantes: Andy Serkis e Lupita Nyong'o. Um pouco sobre ambos, no entanto, foi revelado na Entertainment Weekly desta semana.

"Foi a primeira vez que pisei um set de filmagens sem saber como o meu personagem seria. Isso, sim, é sigilo!", brincou Andy Serkis, que teve bastantes dificuldades para dar vida ao Supremo Líder Snoke. Sendo a maior referência na criação de personagens em CGI, o pai do Gollum de O Senhor dos Anéis e de César do novo Planeta dos Macacos, o actor refere a experiência como sendo algo totalmente novo. Ao lado de J.J. Abrams eles foram criando uma personagem que ainda não existia. Mais interessante ainda, a equipa de designers foi adaptando o já criado Snoke a partir da actuação de Serkis.

"Nós filmamos no set, claro, e eu participei nas cenas que tenho com outros atores, mas a beleza deste processo é que podes voltar e repetir", conta Serkis, que descreve esse processo de aprimoramento do seu personagem como fascinante. "Depois de termos filmado no ano passado, nós tivemos uma série de sessões. Eu em Londres, no meu estúdio, enquanto ele dirigia em Los Angeles, e nós literalmente criámos mais coisas e repetições para a personagem. Isso tem sido fascinante. E, nesse meio tempo, eu pude ver o visual do personagem crescer e mudar de acordo com a actuação. Isso tem sido realmente empolgante."

Lupita Nyong'o teve uma participação discreta à ocasião, então coube a J.J. Abrams falar sobre a sua misteriosa personagem: Maz Kanata. “Ela foi pirata por muito tempo. Ela viveu mais de mil anos", conta o cineasta, acrescentando que ela é encontrada num local húmido que é como "um bar qualquer que encontras numa qualquer esquina do universo de Star Wars".


A personagem é secundária, aquela mesma que vemos ao lado de Rey (Daisy Ridley) e BB-8 desde as primeiras imagens de divulgação. Portanto, a sua história só será aprofundada depois, muito possivelmente em livros ou outros materiais adicionais. Então, coube a Abrams falar sobre a concepção da personagem, que esteve quase para ser um "boneco". Durante o processo,  contudo, ele viu que Maz seria muito exigente fisicamente, e então optou pela captura de movimentos.

"Mas a actuação é toda da Lupita", refere Abrams, "Ela estava lá, no set, e também fizemos sessões de captura depois." Durante uma breve intervenção, Nyong'o contou o que já poderíamos esperar: Serkis foi como um mentor. "O maior conselho que ele me deu, e que foi muito importante, é que desenvolves uma personagem em captura de movimentos como qualquer outro. Precisas entender o que o personagem é e o que faz dele o que ele é", disse, humildemente, a vencedora do Óscar por "12 Anos de Escravidão".

O resultado de tamanha dedicação, saberemos apenas no dia 17 de Dezembro, data da aguardada estreia de Star Wars: O Despertar da Força.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário