quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A Demanda do Têxtil ou Porque é que não há roupa SW para mulheres?

Mara "Jade" Beldroegas, a autora da Crónica
"Isto é legítimo, eu não quero comprar roupa na secção de homem, porque eu não sou um homem e quero roupa feminina, roupa que seja feita a pensar no meu corpo, roupa de que eu goste e que me fique bem."

Ainda há dias estive na Primark. Estava cheia, como era de esperar. Cheia de gente e cheia de artigos a abarrotar as prateleiras. Mas curiosamente, enquanto o meu namorado corria os expositores a colecionar artigos relacionados com Star Wars, eu fiquei a olhar com ar triste para a triste secção das mulheres. Não que a Primark não tenha artigos muito interessantes, já lá comprei coisas catitas, mas no que respeita a Star Wars parece haver uma conspiração internacional que dita que só os homens é que se podem divertir a preços razoáveis. 

Eu passo a explicar: na secção de mulher não havia uma única t-shirt enquanto que para homem havia várias, vários estilos, cores e feitios. Até havia uma com um desenho que muda de cor quando é exposto ao sol. Ora, da última vez que verifiquei, essa capacidade multicolor era apanágio da Barbie e das Princesas da Disney… Então porque motivo é que não há uma t-shirt super cor-de-rosa (ou cor-de-outra-coisa) com a Leia lá estampada alegremente a mudar de cor quando for para a praia?

Na verdade o problema é que não é um problema, são vários problemas. Não só não há material Star Wars related na secção de mulher das lojas convencionais, como não há material de Star Wars especialmente orientado para mulheres nas lojas convencionais. E quanto há, o que é raro, é mais caro… Vá-se lá saber porquê… Aliás, isto não é só com Star Wars, não, na Primark havia uma sweater dos Avengers para senhora, que custava 14,99, quando a sua homónima para homem custava 11,99. Sense, it makes none… 

Eu não percebo porque é que o universo parte do princípio que eu não vou querer roupa temática, é que as mulheres também foram crianças algures na sua vida, não são só os homens que viram desenhos animados e filmes de ficção científica… Mas vocês vão dizer, “ah e tal, porque não compras na secção de homem?” e eu respondo “ah e tal, porque não sou uma tábua de engomar e não me fica bem, porque não me serve, porque, sei lá, não quero!”. Isto é legítimo, eu não quero comprar roupa na secção de homem, porque eu não sou um homem e quero roupa feminina, roupa que seja feita a pensar no meu corpo, roupa de que eu goste e que me fique bem. Eu não quero ser obrigada a ter um guarda-roupa de peças rectangulares…


Eu até podia continuar a dizer que isto é resultado de uma cultura machista, que promove a sexualização da mulher, pelo que só lhe permite estilos de roupa que enfatizem os seus atributos, ou por outro lado, que é o reflexo de uma cultura patriarcal que relega a mulher para papéis de reprodutora e cuidadora e por isso não se pode divertir nem ter coisas divertidas… Mas eu nem quero discutir filosofia, política ou sociologia, eu só quero comprar uma t-shirt, uma t-shirt cor-de-rosa (nota: outras cores disponíveis), uma t-shirt sexy, uma t-shirt que no fundo até acaba por preencher os requisitos machistas e patriarcais acima apontados… 

É uma coisa que me ultrapassa, como é que as grandes lojas ainda não descobriram isso…

Por Mara "Jade" Beldroegas

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário