quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Curiosos sobre o peso de Yoda?

Não, ainda não estamos cansados das novas curiosidades sobre o universo de Star Wars. Desta vez o físico Rhett Allain, que escreve para o site Wired, calculou o peso de Mestre Yoda. Para isso, o físico usou leis reais da física e, no processo, pode ter descoberto um segredo sobre a cena em que Luke está a treinar em Dagobah.

Para medir o peso do Mestre Jedi, Allain baseou seus cálculos em apenas uma cena de Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, em que Yoda ensina Luke a se tornar um Jedi - e para isso, Skywalker precisa erguer as duas pernas usando apenas uma mão.

Vejam no vídeo abaixo, aos 00:58 - e divirtam-se com a música que colocaram por cima do áudio original:


De acordo com Allain, a escolha dessa cena seria essencial para que, do ponto de vista de um físico, fosse possível recolher o maior número de informações.

"A questão é o centro de massa. Se o sistema Luke-Yoda está em equilíbrio, então o centro de massa do sistema inteiro precisa ser diretamente acima da mão de Luke no chão", afirmou o físico.

Allain estipulou os seus cálculos baseando-se nas seguintes afirmações:

  1. O planeta Dagobah é como a Terra.
  2. A distribuição de massa e a própria massa de Luke é como a de um ser humano normal.
  3. Luke tem 1,75 metros de altura e pesa 68kg.
  4. Existem apenas duas forças externas no sistema Luke-Yoda: a força gravitacional e a força do chão. Nos seus cálculos, a Força não é considerada de facto uma força.

No seu estudo, Allain explica que, para calcular a distribuição de massa de um ser humano, é necessário considerar os cinco pontos de massa: tronco, braços e pernas. Ele usa então esses valores para calcular o centro horizontal de massa da figura de uma mão do sistema Luke-Yoda. Vejam em baixo:


Para saber exactamente os cálculos que Rhett Allain usou, podem ler o artigo completo em inglês.

O resultado é realmente interessante: para que Luke pudesse segurar Yoda num pé, fazendo o pino apenas com uma mão, o Mestre Jedi precisaria de pesar -43,7kg - ou seja, Yoda teria massa negativa. O que significaria, na conclusão de Allain, que o Mestre Yoda estaria a usar a Força para segurar Luke naquela posição.

"Mesmo que Luke estivesse assim sem Yoda, o seu centro de massa seria 12cm para a direita de sua mão. Ele cairia. Porque está então Yoda a usar a Força e não Luke? Luke não sabia o que estava a fazer, ele era apenas um estudante (...) Yoda estava a ajudar Luke, porque ele queria que o padawan sentisse uma pequena sensação de realização após o seu fracasso na caverna", concluiu o físico.

Fonte: br.ign.com

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário