quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Star Wars. Máquina de fazer dinheiro Jedi a Jedi


Bonequinhos de plástico com Luke Skywalker, Princesa Leia ou Han Solo são dos itens mais procurados pelos fãs de Star Wars, dispostos a pagar muito dinheiro por qualquer produto relacionado com a galáxia criada por George Lucas. Cerca de 40 anos depois o merchandising em torno da saga é uma indústria de muitos, muitos milhões. 

Tudo começou no Natal de 1977. Star Wars tinha estreado, tudo indicava que ia ser um blockbuster, mas a Kenner, empresa com quem George Lucas, tinha fechado acordo para a produção dos bonecos da saga não tinha produto para dar aos fãs. Muitos receberam caixas vazias, com um certificado para a compra dos bonecos Luke Skywalker, Princesa Leia, Chewbacca e R2-D2, que só chegaram às lojas no ano seguinte. 


“Kenner lidou com a situação de forma brilhante. Foi um momento incrível na história dos action figures”, diz à Adweek Joe Ninivaggi, senior global marketing manager da Hasbro, empresa que comprou a Kenner em 1991. Hoje a empresa tem 140 figuras relacionadas com a saga e é uma indústria que vale muitos milhões na empresa que tem no seu portefólio a Barbie ou os GI Joe.

As figuras desse pacote original da Kenner – a Meggo Corp, inicialmente abordada pela equipa de George Lucas para produzir os bonecos, disse que não. A empresa abriu falência em 1982 – são ainda muito procuradas pelos fãs. “O apelo contínuo das personagens principais dos filmes podem ser traçados ao seu estatuto universal que pode ser encontrado por toda a literatura, lendas populares e cultura popular”, diz Christopher Bensch, vice-presidente do National Museum of Play, à AdWeek. 

Os itens costumam atingir valores altos em leilões: um fã pagou 27 mil dólares por un boneco de Boba Fett (o mercenário que capturou Han Solo). 


Em Portugal, a loucura Star Wars não atinge valores tão elevados, mas no OLX há uma página dedicada à venda de produtos relacionados com a saga. DVD, CD, livros, bonecos, legos, capas para telemóvel, roupa e até bilhetes para as sessões de cinema estão disponíveis no site. Ao todo são 1300 itens, incluindo o robot BB-8, a grande novidade de O Despertar da Força, controlado através de smartphone. 

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário