quinta-feira, 24 de maio de 2012

[Crítica] STAR WARS: O Regresso de Jedi


Autor: James Kahn
Título original: Star Wars - Return of the Jedi
Ano: 4 BBY

"Da trilogia inicial (episódios 4, 5 e 6) este filme foi o que gostei menos. Continuava excelente, mas eu sempre dei mais valor à história do que à acção, e sempre senti que este filme tinha menos história do que os anteriores. Felizmente, e para minha surpresa, este livro é o melhor desta trilogia, sendo o que faz melhor o seu "papel de livro", dando mais informações sobre o filme, e ao mesmo tempo torna-se no mais agradável de ler, pelo menos para o meu gosto. A escrita torna a leitura rápida, interessante e objectiva.

Praticamente tudo o que acontece no filme, acontece aqui e sem alterações, estando a diferença no conteúdo extra. Não são muitas as adições, mas são importantes. O autor leva-nos ao interior da mente de Luke e principalmente de Vader, como nenhum outro autor fez nesta primeira trilogia. Este foi para mim o ponto mais interessante do livro, pois as dúvidas de Luke e de Vader preenchem a história de forma perfeita, e acredito que quem não saiba o fim da saga, ficará preso ao livro nestes momentos.

Uma vez mais o livro consegue, em termos de conteúdo, estar acima do filme, sendo mais completo, complexo e esclarecedor. As personagens são fieis ao filme mas mais desenvolvidas, com curiosidades interessantes para serem lidas. Em relação à história, não me vou alongar para não retirar a surpresa a quem não viu os filmes, mas acreditem que vale a pena pensar em todo o caminho de Vader, indiscutivelmente a personagem principal, sendo simultaneamente a personagem que "mais fundo cai" e na qual tudo encaixa. No fim sabemos que toda a sua vida teve como motor, o seu amor extremo.

Sendo este o último livro, o autor tentou explicar muito do passado, principalmente do que aconteceu nos filmes/livros que seriam futuramente publicados (episódios 1, 2 e 3). Este é para mim o único problema do livro, porque claramente ficamos a perceber que George Lucas apenas tinha uma ideia do que acontecera na Guerra dos Clones. (...)"
 
Uma vez mais, uma crítica da autoria de Luís Pinto.
A continuação pode ser lida no blog Ler y Criticar através deste link.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário