quinta-feira, 29 de agosto de 2013

2º Manga and Comic Event do Algarve

 

Depois de um primeiro evento bem sucedido em 2012, a equipa responsável por ter trazido ao Algarve o Manga and Comic Event decidiu voltar a meter mãos à obra, concretizando assim a segunda edição deste evento dedicado ao Manga, Anime, Comics e cultura geek no geral.

Faro voltou assim a receber, nos dias 24 e 25 de Agosto, o “Manga and Comic Event do Algarve”.

À entrada do local do evento.
Contudo, porque parar é morrer, houve algumas mudanças que permitiram ao evento um salto qualitativo em relação ao ano anterior. A primeira e mais notória mudança deu-se, sem dúvida, quanto ao espaço. O evento decorreu desta vez no Clube Farense, na Rua Augusta, em Faro. Zona bastante central e acessível, o que desde logo se revelou uma vantagem em relação ao ano passado, o Clube Farense tem ainda uma arquitectura bastante característica e que se revelou bem apropriada para receber participantes e visitantes. Outra evidente vantagem foi o factor espaço, aqui em maior quantidade que no ano anterior.

Ainda assim, o espaço extra viria a tornar-se pouco para receber as centenas de pessoas vindas um pouco de todo o país, tendo havido um notório aumento na afluência de pessoas comparativamente ao ano passado.

Sobre o evento, à semelhança do que aconteceu no ano passado, houve espaço para bancas amadoras, profissionais, mostras de arte, workshops, concurso de cosplay e exposições. Foi, de certa forma, no âmbito desta última secção que a Clone TV esteve presente, tendo exposta parte da colecção do Staff do projecto. Além dos coleccionáveis, o portátil na mesa tinha ainda a passar alguns dos episódios feitos para a Clone TV.

Por estarmos logo à entrada não houve ninguém que, chegado ao evento, não tivesse que passar pela nossa banca. Deste modo, um grande número de pessoas parou para ver e meter conversa, partilhando connosco o seu gosto e fascínio por Star Wars. De entre estes, motivo de especial orgulho para nós os que já conheciam o nosso trabalho, mostrando assim que a Clone TV é cada vez mais um projecto reconhecido entre os fãs de Star Wars.

A banca da Clone TV e o Mário R. Cunha

E porque acreditamos que a comunidade ganha enquanto um todo com a participação nestes eventos, contactámos previamente outros projectos de fãs (desde o SWCP à Legião 501, passando pelo mais recente “Probe Droid”), de modo a, de forma mais ou menos notória consoante as capacidades de cada um, podermos promover estes projectos. Entre panfletos do Outpost Lusitano da Legião 501 que muita curiosidade despertou entre os fãs e os posters de SWCP e Probe Droid, esperamos ter contribuído para um crescimento destes projectos.

Da mesma forma, no âmbito das nossas parcerias de “cross-promotion”, levámos também connosco algum material promocional do filme português de sci-fi – o Collider. Além de termos uma das nossas colaboradoras vestidas com uma shirt do filme, tivemos também na nossa mesa o comic book e o poster de promoção do projecto.

O Staff da PTMERCH a sofrer com o calor.
Extravasando o âmbito da Clone TV, realçamos a participação da PTMERCH que tinha à venda alguns coleccionáveis de Star Wars. Uma espécie de lufada de ar fresco já que as restantes lojas apostaram mais no merchandising relacionado com anime. Com preços bastante variados e até um sabre de luz em saldos (que acabou por ser vendido logo no primeiro dia), a banca da PTMERCH acabou por ser ponto de paragem obrigatório para quem nos abordava para comprar algo, ao que tínhamos que responder que “Aqui só temos objectos em exposição. O objectivo é divulgar o nosso projecto – a Clone TV”.  A verdade é que muitas pessoas demonstravam interesse em adquirir coleccionáveis Star Wars o que mostra que há espaço para as lojas (especializadas ou genéricas) investirem mais em Star Wars, nas diversas vertentes. Além da PTMERCH estiveram ainda presentes lojas como a KingPin Books, Casa da BD e Loja NEKO.

Da parte das bancas amadoras, a diversidade era bastante embora só tivéssemos encontrado uns pins de Star Wars para venda. No entanto, para os fãs dos estilos alternativos e de manga/anime não faltaram peças e acessórios à venda.

A sala de videojogos foi sempre bastante procurada.
Mas o evento não se fazia apenas de vendas. Como referimos no inicio houve ainda lugar à divulgação de artistas regionais através da exposição dos seus trabalhos - que iam desde as artes gráficas à escultura. Os workshops marcaram também todo o evento abordando temas bem variados e o facto de serem a custo zero certamente contribuiu para que houvesse lotação esgotada em todos. Os jogos também não ficaram esquecidos - além da sala dos videojogos onde se podiam experimentar algumas relíquias do passado, havia ainda uma sala bem espaçosa dedicada aos jogadores de jogos como Magic The Gathering, entre outros. A animação desta última sala esteve a cargo do Clube MTG Olhão.

Durante os dois dias o cosplay marcou também o evento. Haviam vários, embora não possamos dizer que houvesse para todos os gostos. Não queremos fazer com que isto pareça uma critica ao evento, já que a responsabilidade não é de todo da organização, mas antes um constatar da realidade nacional sobre o público destes eventos: vêm-se poucas pessoas a fazer cosplay ou com projectos mais ligados aos comics ocidentais ou à cultura ocidental. Infelizmente não vimos qualquer cosplay de Star Wars, mas ficamos à espera de em próximas edições do evento – a confirmarem-se – podermos ver mais fãs da Saga a “dar o corpo ao manifesto”.

Mário R. Cunha com duas cosplayers.

De qualquer forma, apontamentos “clubísticos” à parte, o “2º Manga and Comic Event do Algarve” revelou ser um sucesso, estando à altura das expectativas da grande parte dos que se deslocaram ao local. Da nossa parte – da Clone TV – foi, uma vez mais, uma excelente oportunidade de divulgar o nosso projecto, com a vantagem de estarmos a jogar em casa (somos residentes no Algarve). Deixamos por isso o nosso obrigado à organização e a todo o staff que nos proporcionou um fim-de-semana em grande, cheio de boa disposição e oportunidade de estabelecer novos contactos.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário