sábado, 3 de novembro de 2012

Imagens de Star Wars: The Clone Wars - Episódio "Tipping Points"

-ATENÇÃO
Este post contém "spoilers".
De modo a preparar a batalha que se avizinha, o episódio começa com a rebelião a preparar um mecanismo holográfico através do qual o Rei Ramsis Dendup se dirige à população. Aborda a questão do seu apoio ao suposto grupo terrorista e diz apenas querer a liberdade de Onderon. Este discurso consegue o seu objectivo, já que as pessoas se mostram receptivas à mudança. A população de Izis começa também a rebelar-se contra a presença dos separatistas, o que leva Kalani a preparar um novo e final ataque às forças rebeldes.

Já na nova base,instalada nas montanhas de Onderon, os rebeldes e o General Tandin, que levou consigo as suas tropas, debatem sobre a necessidade de um ataque decisivo contra as forças rebeldes. Steela consegue, contrariando o seu irmão, com que o plano decidido passe por uma batalha fora das muralhas da cidade evitando qualquer perigo para os civis. Impressionado pela visão e dedicação de Steela, o Rei entrega à jovem rebelde a direcção não só das forças rebeldes como também das tropas. Antes de partirem, Steela beija Lux, "só para o caso".

Quando as tropas droids chegam ao local, numa fase inicial, os rebeldes conseguem fazer estragos. Contudo, com a entrada em cena das dos "droids aéreos" há uma inversão na correlação de forças que obriga os rebeldes a retirarem-se sob pena de serem dizimados. Ahsoka contacta Obi-Wan e Anakin de modo a pedir a ajuda da República mas Obi-Wan insiste na ideia de que esta não se deve envolver num conflito interno. Anakin, contudo, discorda e propõe que se envolva uma terceira pessoa na questão, de modo a intervir em ajuda dos "Ondorianos". A pessoa que lhe ocorre imediatamente é o pirata Hondo Ohnaka.

Por isso, Anakin viaja até à base dos piratas em Florrum e negoceia com Hondo a entrega de lança misseis aos rebeldes, missão que este último aceita ... desde que bem pago. Este assim o faz, desaparecendo logo em seguida numa altura em que um grupo de droids ataca o campo rebelde. Depois de acabarem com esses droids, Steela, Ahsoka e Lux levam as armas para o campo de batalha onde a sua eficácia é comprovada por Saw. Logo a seguir, Steela é informada de que um dos "doid gunship" e dois comandos BX estão a atacar a base, pelo que regressa ao local.

O trio de há bocado chega mesmo a tempo de salvar o Rei. No campo de batalha, próximo dali, Saw ataca uma das "naves" inimigas que acaba por despenhar-se no campo rebelde. Steela encontra-se numa rocha prestes a colapsar, solta pelo impacto da tal "nave". Lux apressa-se para a salvar, mas sem sucesso, acabando ele próprio por ser salvo por Ahsoka. Esta tenta depois salvar também Steela, mas no momento em que, através do uso da Força esta aprendiz Jedi a puxava para junto de si, é atacada pelo droid despenhado fazendo com que deixasse, inadvertidamente, cair Steela para a morte certa.

O exército Separatista, confirmada a sua derrota no campo de batalha, recebe ordens do Conde Dooku para abandonar o planeta. Antes disso, matam ainda o falso Rei - Rash - acabando assim por selar o destino do planeta.

As cenas seguintes mostram-nos um Onderon livre, mas a chorar a perda da Steela, que é homenageada num último memorial junto ao palácio.

Feito o resumo, passamos então à nossa curta análise do episódio. O fim da história de Onderon trouxe-nos uma surpresa um tanto ou quanto inesperada. Sendo certo que tudo apontava para a morte de uma personagem neste episódio, depois de tudo o que se construiu à volta de Steela, esta não seria a nossa escolha mais óbvia. Contudo, não podemos negar que foi um momento bem concebido, em que depois da iminência de um final feliz, vemos Ahsoka ser atingida e a guerreira rebelde a cair para a sua morte. Além de uma animação muito bem conseguida e de um momento particularmente inspirado por parte dos responsáveis pela série, na nossa opinião, a música confere ainda à cena da fatídica morte um toque bastante sentimental e especial. Em retrospectiva, toda aquela cena do beijo acompanhado da expressão "só para o caso", é bastante triste.

Notamos ainda que a equipa responsável pela série concorda com o que dissemos no comentário ao último episódio quando dizíamos que "O Rei em funções tem-se demonstrado uma personagem fraca, talvez símbolo da sua condição de mera marioneta dos separatistas." A forma rápida e brutal com que se "desfizeram" do Rei quando se aperceberam do falhanço da sua campanha naquele planeta prova isso mesmo.

Ficou ainda por explorar a questão dos sentimentos de Ahsoka. Apesar de dizer no fim que foi uma experiência muito enriquecedora para esta personagem, parece-nos que, por exemplo, a morte de Lux poderia ter contribuído para o desenvolvimento de uma personagem bem mais composta, enquanto a morte de Steela acaba por ter um cunho pouco pessoal.

Do ponto de vista da história, realçar ainda a atitude de Anakin. Parece-nos que negociar com um pirata estaria longe de ser aquilo que se esperaria de um Jedi. No entanto, já sabemos que Anakin não é o típico Jedi. Esta sua capacidade de ver e agir dentro das áreas cinzentas acaba neste episódio por mostrar-se como algo que é objectivamente positivo, mas como sabemos, no futuro esta sua inclinação para afastar-se do caminho dos Jedi irá ter consequências trágicas.

Voltando à questão visual, este foi um episódio particularmente interessante. As cenas de batalha num cenário colorido e repleto daqueles seres alados fizeram lembrar muito (e parece-nos que o próprio George Lucas confessou isto) o mundo de Pandora que nos foi mostrado no filme Avatar.

Em suma, a história de Onderon foi satisfatória, mas longe de ser do melhor que já vimos na série.
(cliquem nas imagens para verem melhor)



 

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário