sexta-feira, 12 de junho de 2015

Laboratório de realidade virtual quer colocar-nos dentro de Star Wars

Responsável pelos efeitos especiais de toda a saga Star Wars e de diversos outros filmes, a Industrial Light & Magic (ILM) anunciou nesta sexta-feira a criação de uma nova divisão focada em projectos de realidade virtual e aumentada. O ILMxLab contará com todo o acervo técnico do estúdio, da Lucasfilm e da Skywalker Sound e criará experiências imersivas para fãs de filmes – com o primeiro de seus projectos a envolver o universo criado por George Lucas.

Num vídeo divulgado no YouTube, executivos e artistas das três empresas explicam que a ideia é basicamente “derrubar as paredes” que nos separam do universo dos filmes. “Nós criamos ambientes virtuais há muito tempo”, disse Rob Breadow, chefe de novas medias da ILM. “Mas quando consegues vê-los de facto na tua frente, em tempo real, e interagir com eles, a experiência que fazemos muda completamente.”

Pelo clipe de menos de três minutos, ainda dá para ver que um dos primeiros projectos do laboratório provavelmente colocará o espectador em Tatooine, interagindo com C-3PO, R2-D2 e um Stormtrooper. Também há uma cena dentro de uma nave X-Wing, que voa por baixo de um AT-AT, indicando que as experiências poderão ser bem movimentadas.



A reportagem do USA Today diz que a ILM “está a levar a noção de extra de DVD a uma nova galáxia”, mas não deixa claro se os projectos serão levados à sala de estar ou se ficarão limitados a parques e outros estabelecimentos.

Ainda assim, da mesma forma que já fazem a própria ILM e a Skywalker Sound, o laboratório de realidade virtual poderá vender seus serviços a outros estúdios interessados, o que abre um bom leque de possibilidades. Basta ver como a empresa de efeitos especiais é versátil: além de Star Wars, os seus trabalhos incluem Os Goonies, Os Caça-Fantasmas, alguns filmes de Star Trek, Forrest Gump e, mais recentemente, Círculo de Fogo e algumas obras da Marvel.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário