sábado, 27 de setembro de 2014

A Clone TV esteve presente na ante-estreia de Star Wars Rebels: Faísca de Rebelião!

Foi hoje, dia 27 de Setembro de 2014, que se realizou a ante-estreia de Star Wars Rebels: Faísca de Rebelião, nos cinemas do El Corte Inglês, em Lisboa. A Clone TV foi convidada para lá estar presente e não pôde dizer que não ao convite, fazendo-se por isso representar pelos seus correspondentes. A Disney Portugal tinha um evento muito bem preparado em torno da exibição com actividades para os mais pequenos como pinturas faciais, workshops, exposições LEGO, distribuição de brindes e ainda concursos do melhor traje. Também havia vários locais para tirar fotos, onde não faltaram Stormtroopers vestidos a rigor, e o evento contou ainda com a presença de algumas celebridades portuguesas que não quiseram ficar de fora desta celebração da Saga. Mas claro que o principal foi a antevisão à mais recente série de Star Wars, e é isso mesmo que vai ser analisado aqui.

Análise a Star Wars Rebels: Faísca de Rebelião

Tal como a nova Era retratada em Star Wars Rebels, nós fãs estamos também a passar por uma nova Era : a Era de Star Wars sob a supervisão da Disney. E é precisamente com Star Wars Rebels, que esta Era começa!

Star Wars Rebels foi uma agradável surpresa. Com base no filme que estabelece o começo da série, o ‘’Faísca da Rebelião’’, irei explicar porquê, obviamente sem entrar muito em detalhes e sem spoilers. 

O filme conta a história de um grupo de rebeldes formado por Kanan, um Jedi que sobreviveu à Ordem 66; Hera, uma piloto Twi’Lek; Sabine, uma Mandaloriana perita em armas e Zeb, um guerreiro Lazat. A equipa viaja abordo de uma nave chamada Ghost, (ou em Portugal, Espírito) junto com o dróide Chopper. Durante uma das missões dos rebeldes no planeta Lothal, eles deparam-se com um jovem trapaceiro chamado Ezra, cuja sensibilidade com a Força suscita interesse a Kanan e este acaba por torna-se parte da equipa de rebeldes e juntos embarcam numa série de aventuras e ataques ao Império. Devo confessar que estava preocupado com a ideia de que a equipa não passasse de uma reciclagem da equipa do Millenium Falcon, mas o filme provou-me que estava enganado e mostrou umas personagens frescas e originais. Não tive ainda tempo suficiente para me encantar com todos mas foram precisos apenas alguns segundos para adorar o Zeb. Estando localizada na cronologia entre o Episódio III e IV, a série conseguiu manter o espírito e humor da Trilogia Original, mas sem esquecer o período das prequelas e o drama que com ele veio. Houve também algumas referências que deliciam qualquer fã de Star Wars. O enredo do filme era simples e a acção passou-se de uma forma rápida e sempre divertida. Aparte de algum excesso de clichés, abusos de sorte e semelhanças ao Episódio IV, a história funcionou de uma maneira sólida e irá encaixar perfeitamente na continuidade. 

Em termos técnicos, adorei a animação. Sem dúvida notam-se melhorias quando comparada à Clone Wars e os movimentos são fluidos e naturais. As cenas de acção e trocas de tiros são brilhantemente executadas e acompanhadas por excelentes efeitos sonoros. As expressões das personagens são mais para o lado dos desenhos-animados mas funcionam bem. Outro factor visual que gostei muito foi a iluminação que tornou os cenários realistas e mais bonitos. Já os designs das personagens da equipa é que me deixaram um pouco insatisfeito, talvez por serem um pouco cartunescos, coloridos demais e com olhos demasiado brilhantes e distractivos. Os cabelos e tons de pele também se sentem bastante artificiais, o que me incomoda um bocado, mas é algo que poderá ser corrigido no futuro. Dito isto os Stormtroopers estavam fantásticos e os agentes Imperiais também, e cada vez que apareciam com a sua presença ameaçadora eu ficava radiante, penso que capturaram essa parte bastante bem e não faltaram sequer referências à sua reconhecida falta de pontaria. 

É fácil de ver que Star Wars Rebels está mais dirigido ao público infantil. É um formato muito atractivo para os mais pequenos e uma forma perfeita de os introduzir ao Universo Star Wars. No entanto, para fãs adultos, a infantilidade não é um factor muito positivo e tendo em conta que Star Wars: The Clone Wars foi substituída por esta série, esperemos que siga a sua receita para a excelência e que se torne mais séria ao longo dos anos, até alcançar o grau de maturidade que faz dos filmes perfeitos para todas as idades! Irei acompanhar com bastantes expectativas, especialmente no que toca à personagem do Inquisidor, e prevejo um bom futuro vindo de Star Wars Rebels, pois sem dúvida, tem potencial para isso. 

Que a Força Esteja com a Rebelião!

Dois dos correspondentes da Clone TV

"Star Wars Rebels: Faísca de Rebelião’’ estreia dia 4 de outubro, às 11h, no Disney Channel

Texto de Manuel F.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário