terça-feira, 15 de abril de 2014

Entrevista a Steve Sansweet, responsável pelo Rancho Obi-Wan


FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
---


Steve Sansweet fez da sua paixão por Star Wars uma segunda profissão, uma colecção grandiosa e um conjunto de amizades com fãs de Star wars espalhados por todo o mundo. Depois de ter escrito 16 livros sobre Star Wars, Steve é agora o Presidente e CEO do Rancho Obi-Wan, uma organização sem fins lucrativos que pretende educar e inspirar. Além de tudo isto, foi ainda um dos responsáveis pelo crescimento das Celebrations, eventos destinados a celebrar Star Wars, e é membro de vários grupos de fãs espalhados pelo mundo, com destaque para a Legião 501.

No ano passado, Steve Sansweet viu a sua colecção de Star Wars ser reconhecida pelo livro do Guiness, motivo pelo qual a Clone TV decidiu que era a altura indicada para estar à conversa com este vulto do mundo Star Wars mas que, no fim do dia, é apenas mais um grande fã como tantos de nós.

Clone TV: Antes de começarmos, aqui na Clone TV, gostaríamos de o congratular por ter tido a sua colecção pessoal reconhecida pelo Guinness em Setembro do ano passado. Podia contar-nos um pouco mais sobre o processo que levou a colecção a constar do livro de recordes e como se sentiu quando tudo foi oficializado?

Steve numa sessão fotográfica para o Guiness
Steve Sansweet: Obrigado. É sempre bom ter algum reconhecimento e publicidade para um museu não lucrativo, como o nosso. A nossa directora de publicidade, Consetta Parker, recebeu um e-mail em 2 de Julho de 2012, de um investigador do “Guiness World Records”, referindo basicamente que eles duvidavam do recorde que andavam a anunciar há mais de uma década – baseado em informações na Internet sobre o Rancho Obi-Wan. Pediam que respondêssemos de modo a iniciar conversações. Isso levou ao preenchimento de formulários, envio de histórias e fotos, basicamente responder a todas as questões deles. A ROW General Manager - Anne Neumann – que pensava que teria toda a colecção inventariada em seis meses quando primeiro cá chegou, há oito anos atrás, forneceu então a base de dados actualizada até à data. Depois, devido a regulamentos do Guiness, não pudemos dizer nada durante o período de um ano. 

Clone TV: Como os fãs sabem, o Steve é também o CEO do Rancho Obi-Wan, onde grande parte da sua colecção pode ser vista através de uma exposição especial que pode ser vista apenas sob marcação. Porque decidiu partilhar a sua colecção pessoal com os fãs de todo o mundo?

Steve leva a experiência do Obi-Wan Ranch a vários eventos.
Steve Sansweet: Eu próprio sou um fã de Star Wars e, durante os 15 anos em que trabalhei para a Lucasfilm., conheci vários milhares de fãs espalhados por todo o mundo. Para mim os fãs são uma das melhores coisas relacionadas com Star Wars. Mas eu não podia apenas permitir que estranhos aparecessem no Rancho Obi-Wan. Por isso tomámos a decisão de incorporar (a colecção) e tornar-nos numa organização sem fins lucrativos. O dinheiro que conseguimos angariar ajuda a pagar coisas como material necessário à manutenção do espaço, segurança, serviços profissionais e outras coisas parecidas que nos permitem fazer tours pelo menos duas vezes por semana.

Clone TV: No passado foi também o responsável pelo departamento de Relações com os Fãs na Lucasfilm Ld. Tendo tido uma relação tão próxima com os fãs de Star Wars ficou provavelmente a conhecer muitas pessoas com histórias de vida fantásticas. Há alguma em particular que tenha sido especial para si?

Steve Sansweet: Quase toda a gente que conheço tem uma história estupenda para contar. Mas há algumas incríveis de membros da Legião 501. Um membro, que estava há bastante tempo a fazer hemodiálise, iria morrer de falência renal a não ser que um dador compatível fosse encontrado. Um outro membro da Legião 501 – que nem conhecia o primeiro à altura – doou-lhe o seu rim e salvou a sua vida. E a mesma coisa aconteceu por uma segunda vez em menos de um ano! Mostra como Star Wars é uma força que nos une.

Clone TV: O Steve também é um autor, com livros publicados sobre Star Wars e guias de colecção para fãs de Star Wars. Sobre esta matéria, tem algum projecto novo que possa partilhar connosco ou, caso não tenha, há algum tema sobre o qual gostasse de vir a escrever no futuro?

Steve Sansweet: Já escrevi por esta altura 16 livros relacionados com Star Wars – enciclopédias, livros sobre o making of dos filmes e, claro, livros sobre os colecionáveis. Não estou neste momento a escrever nada, mas talvez um dia possa vir a escrever um livro sobre a fandom de Star Wars em si e o seu impacto.

Dois dos 16 livros sobre Star Wars escritos por Steve.

Clone TV: Sabemos de uma anterior entrevista que deu que o Steve já estava interessado em Star Wars ainda mesmo antes da estreia do Episódio IV, já que teve a oportunidade de ver algum do primeiro material promocional do filme enquanto trabalhava num jornal. Após todos estes anos, como se sente em relação à produção dos novos Episódios, agora sobre o comando da Disney?

Steve Sansweet: Penso que Star Wars está em muito boas mãos com a Kathleen Kennedy a produzir e o J.J. Abrams enquanto realizador. Estou ansioso por poder ir a um cinema no dia 15 de Dezembro de 2015 e ver que magia surgirá no ecrã!

Clone TV: Como também referiu numa entrevista anterior, a maioria da sua colecção foi, ao contrário do que os fãs poderão especular, adquirida com o seu próprio dinheiro, como se de qualquer outro fã se tratasse. Conseguir reunir uma colecção tão respeitável enquanto controla o saldo do seu cartão de crédito deve ter sido um exercício financeiro colossal. Poderia dar-nos algumas dicas sobre como conseguir equilibrar as nossas economias com a paixão pelo colecionismo?

Steve em 1990 na revista Lucasfilm Fan Club.
Steve Sansweet: É uma tarefa bastante difícil. Mas recordem-se que comecei a colecionar quando tudo ainda era novo nas estantes. Isso ajudou muito. Ainda assim, durante mais de 35 anos, tenho gasto a maior parte do meu rendimento disponível na minha colecção e no museu. O que sugiro aos colecionadores que façam é que se foquem apenas numa área e que comprem apenas aquilo de que gostam realmente. A família, uma casa, comida e outras necessidades da vida têm que vir sempre primeiro.

Clone TV: Gostaríamos de lhe agradecer pelo seu tempo e pela disponibilidade para colaborar no nosso projecto e responder a algumas das nossas perguntas. Esperamos poder um dia ver a sua colecção exibida em Portugal, talvez num evento futuro onde possa também estar presente.

Steve Sansweet: Adorava poder visitar Portugal! Espero realmente poder fazer isso um dia destes.


Links de Interesse:
Rancho Obi-Wan

---
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
LINK

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário