domingo, 11 de agosto de 2013

San Diego Comic-Con 2013 – Análise de um coleccionador

O Manuel Ferreira, do projecto "Probe Droid" seguiu atentamente a San Diego Comic Con 2013. Como fã e coleccionador de Star Wars que é, esteve particularmente atento às novidades relacionadas com o merchandising da saga. Para aqueles que não puderam acompanhar o evento, o Manuel preparou-nos este texto em jeito de análise. A análise está dividida por marcas e vai acompanha de algumas imagens.


GENTLE GIANT, LTD

Quarta-Feira,17, foi a noite de antevisão, e tivemos um primeiro acesso à montra da Gentle Giant. Estavam expostos artigos já conhecidos como os mini-bustos do Darth Malgus, Thrawn e Mace Windu assim como as figuras Jumbo Kenner, a estatueta da Padmé com o fato usado em Illum, entre outros. As novidades em si não foram muitas, mas neste caso a qualidade superou a quantidade. Foi-nos apresentado um Wampa Jumbo Kenner que certamente trará muita nostalgia aos coleccionadores vintage; um Stormtrooper JUMBO Jumbo Kenner, ou seja, de escala real, a primeira de uma linha inteira de figuras da Kenner em escala real, mas com uma figura gigante vem um preço gigante, que varia de $1,500.00 a $2,500.00 (Ouch); e por fim, a novidade que se tornou mais popular: uma estatueta do Yoda com o robe usado em Illum que encantou todos com a sua escultura espectacular. Até eu, que nem costumo coleccionar artigos da Gentle Giant, o quero na minha colecção! No dia foi revelada uma maquete do Boba Fett (animado do Holiday Special). Novidades satisfatórias e que deixaram os coleccionadores animados! 


SIDESHOW COLLECTIBLES

Na noite de antevisão também a Sideshow teve a sua montra. Com novas figuras já conhecidas expostas como o Comandante Wolffe, Darth Vader e um Clone Fase II, e revelando novidades como o set especial de Hoth com o Luke (Hoth), Han Solo (Hoth), um Probe Droid e o primeiro olhar ao Tauntaun completo que incluirá duas cabeças (para ser tanto o Tauntaun do Luke como o do Han)… só faltava um Wampa da Sideshow! Também foi revelado o TÃO aguardado General Grievous que vem com uma imensidão de acessórios. Mas as novidades não acabaram por aí, no dia seguinte foi-nos revelada a figura Premium Format do Comandante Cody! Mas na minha opinião, o melhor foi revelado na sexta-feira. No painel do Coleccionismo foi revelada a figura de escala real do Mestre Yoda (Ep. V), e está lindíssima! A Sideshow Collectibles foi sem dúvida uma das marcas vencedoras no que toca a novidades, por isso coleccionadores preparem-se para poupar!



KOTOBUKIYA

Para além das estatuetas já anunciadas e que todos aguardavam, pouco de novo tivemos na montra da Kotobukiya. Foram as novidades anunciadas que exaltaram os coleccionadores da marca. Dessas novidades constam uma estátua Bishoujo da Mara Jade, o multi-pack ARTFX+ do Han e Chewie (Ep. IV) e o multi-pack ARTFX+ do Luke e Leia (Ep. IV).


HASBRO

Chegámos à nossa ‘’Hasbrozinha’’ que tantos altos e baixos tem tido ao longo do tempo. Felizmente para nós, não desapontou (…totalmente) e teve novidades geralmente positivas nesta Comic-Con. Foi só na sexta-feira que a Hasbro teve o seu painel, seguido da apresentação nas montras. Depois de mais de 20 minutos a falar das novidades Star Wars Angry Birds, dos novos telepods, a língua retráctil no boneco do Jar Jar Binks, que haverão mais 30 bonecos a coleccio… vocês querem mesmo saber disto?! Bem, o que interessa é que nos deram novidades da Black Series – Pois é, e as figuras reveladas para a segunda vaga não podiam ser melhores: Para as de 6” (15 cm) teremos a Leia (em biquini de escrava), Han Solo (Ep. IV), Boba Fett (é verdade, o mesmo Boba Fett exclusivo à Comic-Con mas sem Han em Carbonite) e o já revelado Greedo. Para as de 3,25” teremos Pablo Jill, Mara Jade, Luminara Unduli, Clone Trooper, Stormtrooper e R2-D2 que já não são novidades. Depois soubemos da 2ª vaga da TERRÍVEL Mission Series: Na 2ª vaga teremos Han Solo & Chewbacca, R2-D2 & C-3PO, (que surpreendentemente devo dizer que este par não está nada maus visto que as próprias personagens requerem pouca articulação e têm uma boa escultura e pintura) e Obi-Wan Kenobi & Darth Maul (porquê Hasbro, porquê?! Dás-nos o novo Darth Maul da Clone Wars na Mission Series em vez de nos dares na Black Series?!). Por fim tivemos novidades da outra TERRÍVEL linha, Saga Legends: Na 2ª vaga teremos Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker, Boba Fett, Capitão Rex fase 2 e Stormtrooper… enfim, desperdício de plástico. Eu acho que as novidades da Black Series compensaram a miséria das outras, por isso, até gostei das novidades e penso que os outros coleccionadores também, tirando o discurso da Hasbro sobre a Saga Legends em que diziam ‘’As crianças preferem figuras com pouca articulação.’’ Tretas. Argumento falso e fraco para justificar a falta de dinheiro na produção das figuras.


LEGO

No caso da LEGO só houve uma novidade, mas não me espanta, o mesmo aconteceu com outros temas, e depois de todas as novidades que tivemos este ano, ai daquele que reclamar! A novidade foi revelada na quinta-feira e é um novo set que nem está nada mau: um AT-AP que inclui 2 Battle Droids, 1 Super Battle Droid, um Clone (Kashyyyk) e o wookiee Tarfful.


eFx COLLECTIBLES

Esta marca foi forte na Comic-Con. Celebrando 5 anos com a marca Star Wars, eles revelaram-nos este ano uma réplica do sabre-de-luz do Darth Maul, uma réplica do capacete do Boba Fett e uma espantosa réplica duma armadura de Stormtrooper (Ep. IV) em escala real. Esta é a PRIMEIRA vez que uma armadura 100% completa de Stormtrooper é oferecida ao público... bem, ''oferecida'' talvez não pois tem o valor de $2,000.


As novidades desta Comic-Con foram sem dúvida muito boas. Tirando mais do que chamam ‘’O regresso da era Kenner’’ (ou seja, Saga Legends) ou o merchandising exagerado dos Angry Birds (A sério? Um Jar Jar em Angry Birds… com uma língua retráctil? Palpita-me que esse boneco não terá um bom futuro) tivemos boas surpresas como a estatueta do Yoda, as figuras de escala real, o multi-pack de Hoth, os two-packs da Kotobukiya e as novas figuras 6” da Black Series. Espero que tenham gostado tanto desta análise do ponto de vista de um coleccionador à Comic-Con 2013 de San Diego como eu gostei de escrevê-la!

Vejam o acompanhamento da San Diego Comic-Con 2013 e estejam a par das novidades do coleccionismo Star Wars na página Probe Droid - facebook.com/colecionadores.starwars.portugal 

E que a Força esteja convosco!

Texto de Manuel Ferreira
Fotos retiradas de Rebelscum.com e SirStevesGuide.com

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário