quarta-feira, 29 de maio de 2013

"Storyboards" mostram as prequelas Star Wars que nunca chegámos a ver.

Não fazíamos ideia de que as Prequelas podiam ter sido tão boas! Um livro novo Star Wars com "storyboards" mostra-nos uma história das origens de Luke e Leia Skywalker muito mais densa. Tudo é mais pesado, mundos são destruídos, personagens morrem e o Quin-Gon Jinn tem uma Mohawk! Aqui estão alguns dos detalhes vistos no livro "Star Wars Storyboards: The Prequel Trilogy ", um livro organizado pelos artistas por detrás das prequelas.

Vejam imagens inéditas e saibam mais, clicando em "Ler Mais..."




Antes de mais, achamos que é importante realçar que o Qui-Gon Jinn tinha uma mohawk. Estas cenas são claramente do Episódio I: A Ameaça Fantasma, se bem que têm um ar mais alternativo.

Dizer também que o Qui-Gon tem um ar bastante mais novo nestas ilustrações. De acordo com os artistas responsáveis, tanto o Obi-Wan como Qui-Gon tinham idades semelhantes. 


Aqui temos outra ilustração do Obi-Wan e Quin-Gon em acção. Esta cena em particular mostra as negociações que podemos ver no Ep. I, que rapidamente se transformam numa tentativa da Federação do Comércio de assassinar os Jedi. Contudo, em vez dos Jedi se aperceberem imediatamente do gás que é deitado para a sala, a ideia original mostrava esse facto com um par de aves a morrer.

Os Storybords do Ep. I estão repletos de pequenos pormenores e muitas diferenças daquilo a que seria o filme propriamente dito. Isto deve-se muito provavelmente ao facto de serem feitos num momento anterior à escolha dos actores. Olhando para alguma da arte desenvolvida para os filmes seguintes, podemos ver que haverá uma semelhança muito maior entre os desenhos das personagens e os actores que as representam.


 Aqui podemos ver imagens de uma ideia possível para o visual dos membros da Federação do Comércio. Torna-se também mais fácil perceber o porquê do aspecto do exército de droids, com uma estrutura parecida aos aliens que podemos ver aqui.


Sim, esta personagem continua a existir, mas com uma fisionomia bem mais insana. Aqui estão imagens de um Jar Jar Binks que nunca chegámos a ver:


De acordo com Iain McCaig, os ossos de Jar Jar eram suposto ser elásticos. Por isso, quando o personagem estava numa atmosfera com grande gravidade ou alta pressão, ele transformar-se-ia numa espécie de BLOB. Os ilustradores esperavam que esta reacção dariam à personagem um certo tom de exagero. Mas em vez disso, na versão do filme, optou-se por metê-lo a gritar ... muito.

 
E já que estamos a falar de Gungans, há muito sobre a cidade desta espécie que ficámos sem conhecer.  Por exemplo, as paredes da cidade Otoh Gunga eram feitas de água e qualquer pessoa (ou peixe) podiam passar por ela. Nesta cena vemos um Gungan a colocar um peixe perdido de volta nas águas do mar.


Ah e Otoh Gunga é completamente destruída, em vez de apenas abandonada. Isto deixa Jar Jar a pensar que toda a sua espécie foi morta!

 
Outra das personagens diferentes é o jovem Anakin. Em vez de uma criança que anda a correr pela casa enquanto grita ""yippeeeee", esta versão da personagem é um pouco mais carismática. Aqui podemos vê-lo a roubar um beijo à Padmé. Iain McCaig explica que inspirou-se no actor James Robinson, o pequeno William Wallace no filme Braveheart. Contudo, a escolha acabou, como bem sabemos por não recair sobre este actor. É no entanto agradável ter esta visão de um Anakin mais velho.


Também podemos ver estas personagens nos desenho. Ainda bem que chegaram à versão final do filme.


A luta final entre Darth Maul, Obi-Wan e Qui Gon Jinn é muito diferente nestes desenhos. Para começar, os poderes do lado negro da Força permitiram ao Darth Maul fazer "projecção astral", o que é algo novo. Além disso, é Qui Gon quem originalmente se separa de Maul e fica a vê-lo "dar um enxerto de porrada" em Obi-Wan. Isto leva a uma luta entre os dois onde os resultados finais acabam, contudo, por ser os mesmos.


Outro facto que é provavelmente uma novidade para muitos: O Maul poderia ter sido uma personagem feminina. A certa altura o George Lucas considerou alterar o Darth Maul de modo a transformá-lo numa personagem feminina. Aparentemente uma foto da actriz Maggie Cheung chegou a estar exposta na parede do casting.


Já no Episódio II: O Ataque dos Clones, os desenhos mostram que o George Lucas acrescentou as cenas de acção na fábrica de Droids já durante a pós-produção. Não pensamos que isto seja uma surpresa para alguém. Os desenhos partiram da Industrial Light and Magic.


Se ficaram desapontados por não haver um momento "slave leia" com a Padmé, fiquem a saber que a arte inicial mostrava muito mais pele do que aquela que vemos quando a Padmé é atacada pelo monstro Nexu.


Outra cena de uma Padmé com muito menos roupa a distribuir porrada em Geonosis.


Lembram-se do lagarto gigante que Obi-Wan cavalga para a batalha? Ele tinha um nome e personalidade. Aqui podemos ver uma ilustração de um jovem Ben a usar a Força para criar um laço com a personagem chamada Boga.


Aqui podemos ver mais uma reviravolta que não chegou à versão final do filme - a morte de Typho, o guarda-costas de Padmé. No filme apenas o vemos a despedir-se, mas neste storyboard ele é abatido por droidekas. Parece que muitas mortes violentas acabaram editadas.

E por fim, a grande morte no final. Este storyboard mostra um Anakin muito mais violento, que foi retirado do filme porque o George Lucas o achou excessivo. Mas os ilustradores tinham planeado um fim ainda mais trágico para a Padmé. Uma ideia era ter a Padmé a transportar de forma escondida uma faca, preparada para matar Anakin pelos seus crimes, mas quando eles se beijam ela deixa cair a faca, incapaz de matar o seu amor.

Em jeito de conclusão, este livro dá-nos uma nova visão sobre o que poderia ter sido. Agora que já passou tanto tempo e as feridas estão curadas, é um livro impressionante que todos deviam ler.

Ilustrações e design das personagens por Ed Natividad, Iain McCaig, Benton Jew, Paul Topolos e Marc Thompson.

Via io9.com

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário