sábado, 23 de fevereiro de 2013

Entrevista a Paulo Oliveira, o responsável pelo SWCP

Paulo Oliveira na festa de aniversário do SWCP
Se são portugueses ou moram em Portugal e são fãs de Star Wars, há grandes probabilidades que já tenham ouvido o nome de Paulo Oliveira. Afinal de contas, Paulo Oliveira é o rosto mais visível e o presidente do Star Wars Clube Portugal, o primeiro (e único, ao que sabemos) clube de Fãs de STAR WARS legalmente criado e registado em Portugal. Em mês de celebração do 6º aniversário deste Clube, a Clone TV decidiu que esta era a altura perfeita para procurar saber um pouco mais sobre o Paulo, mais acostumado certamente a fazer entrevistas do que a ser entrevistado, e sobre as actividades do Clube. Leiam a entrevista e fiquem a saber mais sobre o Paulo e sobre o Clube:

Clone TV: Olá Paulo. Antes de qualquer questão, gostaríamos de dar os parabéns, na pessoa do Paulo, ao SWCP por mais um aniversário. Parabéns também, pessoalmente ao Paulo, pela força de vontade com que sempre o vemos nos eventos e atividades do Clube. Contudo, para quem não o conhece, sem entrar em grandes detalhes, o que nos pode dizer sobre si?

Paulo Oliveira (P.O.): Em primeiro lugar quero agradecer à Clone TV esta oportunidade que servirá para divulgarmos o nosso clube aos fãs da saga Star Wars, especialmente em Portugal. Acerca de mim… bom, posso dizer que sou um fã do cinema fantástico e da ficção científica desde sempre, em que se englobam nesta vertente vários hobbies como o colecionismo, artesanato/ilustração e sobretudo o convívio com outros fãs e protagonistas desta temática.

Clone TV: E como e quando começou o seu fascínio pelo Universo Star Wars? Recorda-se do seu primeiro contacto com a Saga?

 P.O: O meu fascínio por Star Wars começou quando em 1977 (era ainda um menino!) me levou ao antigo cinema Condes em Lisboa para ver o primeiro filme da clássica trilogia - "Star Wars: Uma nova esperança". Fiquei desde logo fascinado com os efeitos especiais, música e personagens!

Logótipo do Star Wars Clube Portugal

Clone TV: O Paulo é neste momento o responsável pelo Star Wars Clube Portugal. O que nos pode dizer sobre o Clube e a sua História?

P.O: O clube foi fundado em 2007 por vários colecionadores e fãs de S.W., tendo nessa altura a denominação "Star Wars Clube Colecionadores de Portugal" (SWCCPT). Depois foi evoluindo e expandindo os seus horizontes com encontros entre os sócios, participações em eventos, etc. Após a desistência dos fundadores do clube, fiquei eu como responsável tendo começado a fazer passatempos e uma campanha de angariação de novos sócios assim como dar uma maior objetividade e imagem a nível internacional, onde temos uma grande visibilidade quer a nível de fãs e clubes como da própria LFL e outras entidades oficiais. Conseguimos desde então um aumento significativo de sócios (151 atualmente) e leitores do nosso blogue e um respeitável número de membros honorários que vão desde atores a ilustradores e fãs/colecionadores famosos no Universo S.W. Temos sido presença assídua em vários eventos, e organizamos também os nossos com exposições, workshops para crianças, concursos, etc.

Algumas das Actividades do Clube

Clone TV: E neste momento, que balanço faz da situação do Clube? Acha que reflecte a realidade dos fãs de Star Wars em Portugal no que a números diz respeito ou acha que há ainda espaço para expansão?

P.O: O balanço é positivo, mas esperamos e queremos sempre mais e melhor! Sabemos que há imensos fãs de S.W no nosso país mas que ou por acanhamento ou por desconhecimento, ainda não se revelaram como verdadeiros fãs. Há muitos deles que têm excelentes coleções e que nunca as mostraram publicamente, nem mesmo pela Internet. Essa é uma das vertentes que queremos melhorar, mostrando as coleções,  fan-art, trajes, etc feitos pelos fãs portugueses. Outro dos principais problemas é a acessibilidade pois temos muitos sócios e aficionados que vivem no Norte e no Algarve (e mesmo alguns no estrangeiro) que têm dificuldade em se deslocar aos eventos que organizamos, já que são na sua grande maioria efetuados na zona de Lisboa e arredores. Por uma questão de logística, ainda não fizemos nada nessas regiões do país, mas ainda não perdemos a esperança de vir a organizar algo nessas zonas caso tenhamos os respetivos patrocínios.

Clone TV: No futuro, o que podemos esperar do SWCP quanto a actividades? Já há alguma coisa planeada que nos possa revelar?

P.O. com um dos participantes do concurso
P.O: Ainda agora começou o ano, mas já organizámos três eventos: um concurso de trajes de Carnaval e uma exposição de colecionáveis que ainda está patente na Biblioteca Municipal do Barreiro até ao final de Fevereiro e a nossa anual festa de aniversário que desta vez contou com uma banda de rock alternativo e uma exposição inteiramente dedicada ao icónico Darth Vader. Futuramente… logo se verá. Não temos por enquanto nada agendado mas temos vindo a falar com diversas entidades e parcerias para organizarmos algumas coisas que não podemos revelar pois ainda não temos dados concretos. Ficámos um pouco frustrados por saber que já não serão exibidos os episódios II e III de Star Wars em 3D, pois estávamos a planear algo na estreia desses filmes.

Clone TV: Imaginamos que nem tudo são rosas quando se está à frente de um projeto como o SWCP. Quais são as maiores dificuldades que encontram no dia-a-dia da gestão do clube?

P.O: Sim claro, como em tudo na vida! As maiores dificuldades são principalmente a nível logístico: gostaríamos de ter um meio de transporte maior que pudesse levar todo o material que temos para alguns eventos, principalmente em exposições e claro, um maior apoio financeiro que nos ajudaria imenso a fazer mais coisas com mais facilidade. Há ainda a vertente humana em que muitos sócios pura e simplesmente se afiliam no clube, mas que não participam nas nossas atividades. É também muito difícil conciliar datas para termos o maior número de elementos possível a ajudar-nos já que alguns têm os seus empregos, outros estudam, etc.

Clone TV: Através do Clube o Paulo já teve certamente oportunidade de ter algumas experiências ou contactos que, de outra forma, seriam mais complicados. Há alguma ocasião em especial que gostasse de partilhar connosco?

P.O. com Anthony Daniels (C-P3O)
P.O: Sim, tem sido uma forma de poder contactar com celebridades ligadas à saga S.W, outras organizações como a nossa e aficionados e colecionadores de todo o Mundo. Já fazia isso antes do clube existir, mas agora tenho mais meios e credibilidade para tal. Tenho várias ocasiões em especial como as de ter conhecido pessoalmente alguns atores como o Anthony Daniels, Richard LeParmentier e Barry Summerford. Mas também gosto imenso de contactar com outros via Internet ou telefonicamente, especialmente os que tenho entrevistado.

Clone TV: Temos a impressão que, embora se comece a inverter esta tendência, Portugal é um país onde ser-se fã ou coleccionador de Star Wars ou de outras sagas de ficção é ainda encarado como uma coisa de “miúdo”. E isto revela-se, por exemplo, no investimento que há em Portugal por parte de marcas ou promotoras de eventos. Partilha desta opinião e acha que é algo que possamos alterar? Como?

P.O: De certo modo concordo, mas atualmente já há um grande número de colecionadores que são levados muito a sério, tendo sido inclusive entrevistados por vários meios de comunicação o que revela já haver um certo respeito e admiração por esse hobbie. No que respeita ao investimento em Portugal, é o país que temos, não é só sobre isto que não se investe mais cá até porque há ainda pouca procura e nesta altura com a crise que está instalada no nosso país ainda é mais difícil. É por isso que organizações como a nossa e a Clone TV têm um papel fundamental ao servirem de elo de ligação entre os fãs/colecionadores e as marcas e promotoras de eventos.

Clone TV: Como fã, mas também como presidente do SWCP, como encara todas as notícias que têm vindo ao de cima sobre Star Wars, com especial destaque para os novos filmes (a trilogia e os spinoffs) e a escolha de JJ Abrams para realizador?

Dois dos membros honorários do SWCP
P.O: Encaro com alguma expetativa e curiosidade. Foi ótimo a Disney ter tomado a iniciativa de relançar a saga S.W com mais filmes e acho que o J.J. Abrams é uma escolha acertada pois é um realizador conceituado. Enquanto não forem revelados mais pormenores acerca dos novos filmes, é um pouco prematuro tirar ilações quanto aos mesmos. Uma boa notícia é que pelo menos já sabemos que alguns dos atores da clássica trilogia estarão envolvidos, resta saber se o seu enquadramento com a idade atual que têm (já lá vão mais de 30 anos!) será o mais adequado em relação às histórias desses próximos filmes. É lógico que não podemos esperar que o Harrison Ford faça cenas de ação mais arriscadas mas é para isso que servem os duplos!

Clone TV: Para terminar, gostaríamos de agradecer a disponibilidade do Paulo e deixá-lo à vontade para deixar uma mensagem aos nossos leitores

P.O: Em nome do clube quero agradecer a todos os nossos associados, leitores e amigos pelo vosso apoio, pois sem ele nunca teríamos chegado até aqui e gostaria que colaborassem cada vez mais com as organizações ligadas à saga S.W como o SWCP e a Clone TV,para que com a entreajuda de todos nós possamos divulgar mais e melhor tudo o que esteja relacionado com a mais popular saga de ficção científica de todos os tempos.
Que a Força esteja convosco, sempre!

Se ficaram curiosos sobre o Star Wars Clube Portugal podem visitar o blogue deles, disponivel neste link, ou a sua página no Facebook. Façam-se sócios e aproveitem as inúmeras vantagens que isso traz, nomeadamente descontos em várias lojas que têm parcerias estabelecidas com o SWCP.

6 Clones falaram sobre isto.:

  1. Parabéns ao Paulo Oliveira! Ele tem sido, sem sombra para dúvidas, incansável!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos elogios!preparem-se para um ano em grande com alguns eventos já em vista...

    ResponderEliminar
  3. Carlos Duarte24 disse:

    "Ele tem sido, sem sombra para dúvidas, incansável!!"

    Subscrevo por cima...

    ResponderEliminar
  4. Queriamos fazer uma pequena correcção, o Clube SWCCPT foi fundado por Hugo Pablo em 2007. O seu registo e licenciamento em Portugal é que foi efectuado nas suas costas por um ex-fundador do SWCCPT. É pena que nunca tenham dado crédito ao Hugo Pablo como o fundador original do Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Legião 501.

      A referência ao Paulo como responsável pelo SWCP refere-se ao presente e não deve ser confundido com ser-se responsável pela criação do mesmo.

      Em relação à falta de referências à pessoa do Hugo Pablo deve-se à falta de conhecimento sobre os factos, que não é o mesmo que "falta de reconhecimento".

      E é por isso que agradecemos o reparo e a nota que fizeram em relação ao Hugo Pablo.

      Eliminar
  5. Caro que sim Clone TV, mas essa falta de reconhecimento do fundador do clube deveria ser mencionada nas respostas do actual responsável do SWCP, até porque já lhe foi comunicado em diversas vezes esse facto, logo a sua omissão e resposta dada "...O clube foi fundado em 2007 por vários colecionadores e fãs de S.W....." está incorrecta. O Clube foi fundado por Hugo Pablo, deveria ter sido a resposta correcta, facto.

    Obrigado no entanto pela vossa atenção.

    ResponderEliminar