terça-feira, 7 de agosto de 2012

Análise ao SnapTite® Star Wars® Anakin's Jedi Starfighter™

As naves do filme Star Wars representam, há algumas gerações, motivo de fascínio para miúdos e graúdos. Desde a Millennium Falcon conduzida por Han Solo e o seu fiel companheiro Chewbacca, à imponente Death Star, todos sonham com a possibilidade de um dia ver algumas dessas naves cruzar os céus do planeta Terra em direcção a um Universo desconhecido. Talvez por isso, para o coleccionador de Star Wars, as naves sejam objectos quase tão importantes e simbólicos como as personagens dos filmes. Foi por isso que, também nós aqui na Clone TV, adquirimos recentemente duas naves: o Starfighter do Anakin e o TIE Fighter do Darth Vader.


Ambas as naves fazem parte da linha SnapTite da Revell, conhecida marca de modelismo com largos anos de experiência no mercado e que desde há algum tempo comercializa naves de Star Wars. Quais as vantagens destas naves? Além do preço relativamente acessível (nós comprámos estas no site IWantOneOfThose.com por menos de 8€ cada, já que usufruímos de uma promoção) há ainda a facilidade da montagem. Apesar de aqui na Clone TV não termos qualquer experiência em modelagem e termos sido apenas alunos medianos em EVT (nem chegámos a ter artes plásticas) conseguimos, com facilidade, montar a nave sem problemas de maior e não demorando mais que meia hora em todo o processo. As instruções são fáceis de seguir e é preciso apenas estar atento aos números e à ordem pela qual devemos proceder à montagem.


Dentro da embalagem que podem ver nas primeiras fotos que ilustram este post vem uma caixa onde se encontram as peças (presas por uma armação plástica), assim como as instruções a seguir. São ao todo 21 peças que devemos retirar da armação plástica (dá para tirar sem qualquer ferramenta, mas sugere-se algum cuidado para evitar que a torção do plástico deixe marcas) e montar com facilidade, bastando encaixar umas nas outras, sem necessidade de pinturas ou colas.


Em cima podem ver duas imagens da nave ainda em montagem. Uma das particularidades que consideramos ser um pormenor que dá outro aspecto à nave é o facto de incluir os seus ocupantes. Na imagem à direita, o vidro redondo da nave foi uma das poucas partes que nos deu mais dores de cabeça na hora da montagem, já que insistia em se desprender do corpo da nave. Nada que um pouco de insistência não tivesse resolvido.


Em cima, à esquerda, podem ver uma imagem da nave depois de completamente montada. As dimensões são de, aproximadamente, 10.5 cm x 8.5 cm x 4 cm (diferentes das indicadas no site onde foram compradas, pelo que aconselhamos cautela). No geral, embora não seja uma peça impressionante pelas suas dimensões, são uma forma interessante e acessível de nos iniciarmos no coleccionismo de naves Star Wars e ainda nisto dos kits de montagem. Fica também assegurado que, embora hajam algumas partes que exijam um pouco mais de perícia, a montagem é bastante fácil estando ao alcance de qualquer um.

Em baixo, para concluir, uma imagem do Jedi Starfighter a sobrevoar São Brás de Alportel.


Vantagens:

  • Facilidade na montagem
  • Decoração e pintura parecem não apresentar problemas

Desvantagens:

  • Quando tiramos as peças do plástico ficam por vezes partes brancas que seriam evitáveis. Não me lembro de vir qualquer aviso sobre isso nas instruções.


Deixamos aqui, em jeito de teaser, uma imagem do Tie Fighter do Darth Vader que mencionaremos, em principio, num próximo episódio.

2 Clones falaram sobre isto.:

  1. Essa desvantagem é comum em todos os model kits, faltaram possivelmente as ferramentas corretas: um alicate de corte para modelismo, uma "design knife" e a lixa granulada. Não se consegue evitar a marca, a única forma de a esconder é pintar as peças todas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo.

      Por acaso aconteceu-me, quando estava a montar a nave, lembrar-me de quando estive na tua casa teres-me mostrado esses instrumentos e ter pensado que provavelmente isso iria ajudar no trabalho.

      A ver se arranjo algo que substitua isso para montar a próxima nave.

      Abraço.

      Eliminar