domingo, 22 de julho de 2012

San-Diego Comic Con, visto pelo Manuel Ferreira (Colecionadores Star Wars – Portugal)


A Comic-Con é um evento que ocorre anualmente, durante quatro dias de verão, no San Diego Convention Center, em San Diego, Califórnia. Durante estes quatro dias é normal revelaram-se algumas novidades sobre o Universo Star Wars e este ano não foi excepção.


A Comic-Con 2012 começou oficialmente no dia 12 de Julho e terminou dia 15, mas no dia 11 tivemos a noite de ante-estreia. Nessa noite, fãs e coleccionadores puderam ver logo algumas das cabines mais interessantes: a da Hasbro, a da Sideshow Collectibles e a da Gentle Giant.

Carbon Freezing Chamber Multipack
  
Na cabine da Hasbro, estavam expostas várias figuras recentes, já do nosso conhecimento, incluindo o pacote exclusivo do evento intitulado de Carbon Freezing Chamber Multipack. Estavam também nesta cabine algumas figuras, ali pela primeira vez reveladas, como o Orrimaarko (Prune Face), um Guarda Imperial, várias figuras da linha Movie Heroes, o sabre-de-luz Ultimate FX do Darth Maul e os pequenos brinquedos - Fighter Pods. Na cabine da Sideshow também estavam muitos coleccionáveis expostos, incluindo a recente linha Mythos e outras. Foram ainda apresentadas estátuas de tamanho real como a de Darth Vader, figuras de 6º escala como a de Darth Malgus e ainda estatuetas como a de Shaak Ti. Nessa mesma noite também foi possível ver a cabine da Gentle Giant, que continha outros artigos para além de Star Wars, se bem que os que tinha da saga eram principalmente novidades como o Sy Snootles e, talvez a maior fonte de entusiasmo da noite, o Darth Maul Aracnóide! Posso dizer que acabaram por haver algumas ‘’boas’’ novidades principalmente na Sideshow e na GG… quanto à Hasbro infelizmente não posso dizer a mesma coisa.

Covil do Rancor da Lego

Foi apenas com a abertura oficial da Comic-Con ao público que foram apresentadas mais novidades relacionadas com Star Wars, desta vez da LEGO! Mesmo não estando muito a par quanto às novidades da LEGO acho que a maior, mais falada e talvez a única novidade deste dia foi o Covil do Rancor. Na exposição também era possível ver um Darth Maul inteiramente esculpido com legos!

Darth Maul feito em peças Lego

O segundo dia de Comic Com foi dedicado, pela Hasbro, a Star Wars trazendo por isso imensas novidades! Neste dia, a Hasbro reabasteceu as suas cabines com muitas das próximas figuras (a serem lançadas em 2013) anunciadas na sua apresentação, que nos deu boas e más notícias. Começando pelas más: como devem já ter visto, a Hasbro tem uma linha chamada Vintage Collection (onde figuras modernas e esculpidas até ao último detalhe, são colocadas nos pacotes originais da Kenner - que na minha opinião são os melhores de todos – como se fossem às vezes, ‘’upgrades’’) que vai fazer uma pausa . Esta linha, que começou em 2010, é intitulada por vezes de Kenner moderna e, por acaso, Portugal até tem tido algumas figuras da mesma à venda. Com esta pausa a Hasbro pretende dar uma nova oportunidade à linha Droid Factory… pois é, Droid Factory, a linha em que todas as figuras da mesma ‘’vaga’’ vêm com uma peça para construir dróides e, que há uns anos atrás encheu as prateleiras portuguesas. E porque é que isto é mau? Porque para além de substituir a nossa querida Vintage Collection, as figuras reveladas para a Droid Factory não são nada de especial… o que dá pena porque os dróides até são giros! Continuando com as más notícias, nenhuma figura foi revelada para a linha Clone Wars, que este ano só teve cerca de SETE figuras novas… talvez pela Hasbro ter dado mais valor aos pequenos bonequinhos Fighter Pods. Por fim, em 2013, vai ser lançada ainda mais uma linha de figuras de 30 cm com quase nenhuma articulação, como se fossem figuras da Sideshow para os pequenos, o que é bom para eles… mas não assim tão entusiasmante para os coleccionadores.

Figura da bibliotecária Jocasta Nu exclusiva da loja online Brian’s Toys

Agora as boas notícias: bons pacotes foram apresentados no painel, mais precisamente o pacote com dois “Escuteiros” Ewoks e o pacote com dois pilotos da Equipa do AT-ST (pacotes exclusivos da loja americana, K-Mart), um novo AT-ST, o AT-AT de Endor e ainda uma fantástica e exclusiva do Toys ‘R’ Us, uma Speeder Bike personalizável que inclui um Scout Trooper; uma Millenium Falcon igualzinha ao de 2008, mas desta vez lançado num pacote da Kenner e ainda a tão pedida pelos fãs, figura da bibliotecária Jocasta Nu exclusiva da loja online Brian’s Toys (que com os portes de envio para Portugal, fica-nos a custar à volta de 38,84€). Este painel acabou-nos por deixar decepcionados pois esperávamos mais vindo da Hasbro… e só a pausa da Vintage Collection e a falta de figuras da linha Clone Wars foi suficiente para nos deixar tristes. Mais tarde, no Q&A (Perguntas e Respostas) da Hasbro, os apresentadores falaram da possibilidade de haver uma figura de um Darth Maul Aracnóide… pelo menos!

O 3º dia foi o dia em que foram apresentadas mais novidades da Gentle Giant como o Jar Jar Binks Natalício, novidades da Kotobuyka e novidades da Museum Replicas.

Novidades da Kotobuyka
Jar Jar Binks Natalício

E finalmente o 4º e último dia da San Diego Comic-Con 2012 foi para terminar as exibições de artigos de Star Wars com a Hallmark, a empresa americana de postais que revelou porta-chaves com personagens da saga como o Darth Vader, General Grievous e até mesmo pratos da série animada, Clone Wars. Também estavam expostos os coleccionáveis eFX que tinham como novidades vários capacetes de Stormtroopers, Darth Vader e ainda uma novidade que me parece a melhor da eFX, sabres-de-luz do videojogo Old Republic… são uns sabres com um estilo bastante interessante e diferente!


Esta é a análise do ponto de vista de um coleccionador sobre a San Diego Comic-Con 2012 segundo os dados fornecidos pela Internet sobre o evento, e em geral penso que as novidades acabaram por ser suficientes em marcas como a Sideshow Collectibles, a Gentle Giant… mas de novo, infelizmente não posso dizer o mesmo da Hasbro. Esperemos que para o ano seja melhor!

Fontes: www.jeditemplearchives.com ; www.yodasnews.com
Fotos do site: www.jeditemplearchives.com

Análise por Manuel Ferreira
da página Colecionadores Star Wars –Portugal

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário