sábado, 28 de julho de 2012

Entrevista a Mark Dermul do projecto "Save the Lars Homestead"

FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
LINK
---

O Mark em frente ao "Lars Homestead"
A Clone TV tem tentando, nas suas entrevistas, falar não apenas com pessoas directamente envolvidas nos filmes Star Wars, mas também com fãs que, por um motivo ou outro, se destacam. Este é, sem dúvida, o caso de Mark Dermul, um confesso fã de Star Wars que dedicou algum do seu tempo a viajar até aos locais de filmagens dos filmes, escrevendo mesmo livros sobre o assunto e organizando viagens guiadas, para que também outros pudessem desfrutar desses locais. No entanto, o motivo desta conversa com o Mark levou-nos também a falar do seu último grande projecto: a recuperação, em solo Tunisino, do iglu de Lars, uma pequena edificação no deserto que marcou algumas das cenas mais icónicas de Star Wars. Vejamos o que ele nos tem a dizer sobre o assunto.

Clone TV:
Olá Mark. Obrigado por cederes algum do teu tempo para falares connosco. Antes de mais, poderias apresentar-te a ti e ao projecto “Save the Lars Homestead” (“Salvem a Propriedade do Lars”) de modo a que os nossos leitores possam perceber melhor o propósito desta entrevista?

Mark: Sou o líder do projecto “Save the Lars Homestead”, um projecto destinado a preservar o icónico local do filme Star Wars no deserto tunisino. O iglu, como de forma carinhosa lhe chamamos, estava praticamente a cair e prestes a ser destruído, por isso os fãs avançaram e foram ao local para restaurá-lo à sua glória cinematográfica de modo a preservá-lo para gerações futuras de fãs. O dinheiro foi angariado em dez meses e no dia 26 de Maio um grupo de seis “Salvadores” viajou até ao deserto da Tunísia para restaurar o pequeno iglu. Na Quinta-Feira, dia 4 de Junho, o trabalho estava concluído e o “Las Homestead” salvo.

Clone TV: É obviamente um fã bastante “devoto” de Star Wars e em 2001 fez a primeira viagem à Tunísia para ir explorar e procurar locais de filmagens. Porque decidiu fazer esta viagem: já tinha um plano mais abrangente em mente ou queria apenas fazer um pouco de turismo relacionado com Star Wars?

Mark: Mesmo em criança sonhava em visitar os locais onde tinham sido feitas filmagens e em 2001 consegui finalmente (quer no que diz respeito ao tempo, quer ao dinheiro). Procurar aqueles locais foi uma demanda puramente pessoal. Mas quando voltei e coloquei online um diário de viagem, como fotos, fiquei surpreendido com as reacções das pessoas, vindas de todo o mundo, que queriam ver aquilo também pelos seus próprios olhos e pediram-me que as ajudasse. Foi assim que comecei a organizar a agora conhecida por “Viagem a Tatooine”, que fiz por 3 vezes até agora.

O Mark a dar o corpo ao manifesto. Foto de savelars.com

Clone TV: Também escreveu um guia para as pessoas interessadas em visitar a Tunísia para irem visitar os locais de filmagens dos filmes Star Wars. Como foi a reacção a esse guia?

Mark: É considerado um dos melhores guias para fãs, porque dá detalhes sobre cada um dos locais de filmagens, incluindo as coordenadas GPS para que possam encontrar todas. Muitos fãs usaram este livro para irem por eles próprios à procura dos locais e deram-me um feedback formidável. Se alguma vez quiserem ir às Jundland Wastelands, o livro é indispensável, na minha opinião. A verdadeira razão para o escrever foi, não apenas fazer uma crónica das minhas aventuras, mas também certificar-me que, quando me reformar de fazer visitas guiadas, as pessoas continuam a conseguir ir fazer viagens à procura daqueles lugares.

O local antes de recuperado. Foto de savelars.com

Clone TV: A certa altura o Mark e outros visitantes do local notaram que o “Lars Homestead” estava em muito mau estado. Decidiram, por isso, recuperá-lo. Foi algo que vos passou imediatamente pela cabeça ou foi o resultado de algum debate?

Mark: Durante a minha última “Viagem a Tatooine”, em Maio de 2010, achámos o Homestead num estado deplorável. Mais tarde, nesse mesmo dia, enquanto estávamos na cantina de Tozeur, depois de uma quantas bebidas, três pessoas do grupo começaram a brincar sobre o facto de voltarem para restaurá-lo. Mas era para ser apenas uma brincadeira na altura. O Robert Cunningham, o Mark Cox e o Terry Cooper abriram depois uma página no Facebook para ver como as pessoas reagiriam. Isto foi em Julho de 2010, depois de termos acabado de regressar da Tunísia. Em breve eles encontraram-se no meio de uma “tempestade de entusiasmo” por parte dos fãs. De tal forma que eles sentiram que podiam realmente conseguir os fundos num prazo de tempo decente. O seu único problema era não terem qualquer contacto na Tunísia e nenhuma ideia de como fazer arrancar este projecto. Foi por isso que recorreram a mim. Demorei cerca de um nanossegundo para decidir ser o líder deste “deplorável” grupo de aventureiros. Acabou por ser a aventura de uma vida!

Clone TV: E depois de terem decidido fazê-lo, pode dizer-nos quais foram os primeiros passos?

Mark: Basicamente, fizemos uma página na internet (www.savelars.com) onde os fãs podiam doar dinheiro. Calculámos que haveríamos de precisar de aproximadamente 10.000$ para fazer face aos custos da viagem, comprar os materiais de construção, etc. Ao mesmo tempo, levámos o nosso projecto à LucasFilm para termos a certeza de que eles não se importavam, já que o Lars Homestead é propriedade intelectual sua. Depois negociámos os termos com o governo Tunisino. O edifício está em propriedade pública, detida pelos Tunisinos, por isso precisávamos de ter licenças de construção da parte deles também.

Clone TV: Depois de o dinheiro ter sido conseguido o que se juntou? Fizeram os trabalhos de reparação vocês mesmo?

Mark: Levámos uma equipa de 6 pessoas (e encontrámos uma sétima em Tozeur, o nosso amigo Colin do Reino Unido já estava a visitar a área e ele vinha por vezes ter connosco e trazer gelados ou bebidas frescas). Obviamente, fizemos nós próprios a maior parte do trabalho! Mas parte do acordo com o governo Tunisino era também contratar-se ajuda entre os locais. Por isso arranjámos três construtores locais para nos ajudarem. Eles tinham muitos conhecimentos sobre construir em condições de calor extremo e deram-nos uma ajuda tremenda. O restauro completo está descrito no nosso site em www.savelars.com e também em alguns pequenos vídeos do Youtube feitos para mostrar o progresso que fizemos.

A equipa que recuperou o iglu. Foto de savelars.com

Clone TV: Em relação ao futuro, o governo local vai ajudar a manter o local tal como vocês o deixaram?

Mark: Ainda estamos a trabalhar nos pormenores sobre a continuação da preservação do local. Temos um acordo verbal com os construtores para que eles continuam a olhar pelas condições do Homestead duas vezes por ano, mas também planeamos lançar um projecto com uma escola local em Nefta. Ainda temos algum dinheiro que sobrou do projecto original (sim, somos muito cuidadosos com o dinheiro dos fãs!) e iremos usá-lo para ajudar uma escola local. Em troca, eles encararão o Homestead como uma espécie de projecto de estimação. Eles irão mantê-lo em boas condições, pintando-o de tempos a tempos e dando-nos o feedback de como está. Se forem necessários trabalhos estruturais, iremos certificar-nos de que o assunto é resolvido.

Clone TV: Tem planos para regressar ao local em breve?

Mark: Planeio regressar, mas desta vez com a minha família (mulher e três filhos), em Abril de 2014. A minha mulher e filhos apoiam-me bastante na minha “fandom”, por assim dizer, e eles entendem o que me motiva. Mas eles nunca foram lá para ver por si mesmo aquilo de que o pai está sempre a falar. Por isso deram-me uma maravilhosa prenda de dia do Pai: a promessa de viajarem à Tunísia comigo para visitar os locais de filmagem de Star Wars. Não tenho outros planos para mais viagens relacionadas com Star Wars por esta altura. Não creio que volte a fazer outra “Viagem a Tatooin”, por exemplo. Para mim, o ciclo está agora fechado e é altura de avançar.

Clone TV: Pensa que outros locais onde o filme Star Wars foi filmado poderia beneficiar de “turismo de fãs”? Poderia isso ser sequer um produto para os promotores de viagens, por exemplo?

Mark: Os promotores de viagens já usam o tema dos locais de filmagens de Star Wars nas suas brochuras e ofertas, e não apenas na Tunísia. Mas é claro que, especialmente na Tunísia com a sua economia pobre, o país beneficiaria de facto de um aumento de interesse na área. Essa foi uma das razões pelas quais o governo Tunisino foi tão apoiante do nosso projecto. Também escrevi livros sobre localizações de Star Wars na Noruega (o glaciar de Finse, onde a Batalha de Hoth foi filmada) e Itália (a área do Lago Como onde o Episódio II foi filmado). Esses locais também merecem ser visitados.

Uma foto do local, depois de recuperado. Foto de savelars.com

Clone TV: O livro “Save The Lars Homestead” está quase pronto, de acordo com a página do Facebook. Há alguma novidade relacionada com o livro que possa partilhar connosco em primeira mão?

Mark: Bem, pela altura em que estiverem a ler isto, a versão de teste estará a rolar nas impressoras. E uma vez que essa versão esteja aprovada, o livro irá para produção. Planeamos vender o livro ao preço de custo. Por isso, não iremos estar a fazer nenhum lucro com as vendas do livro. Sinto que isso é importante. Já houve quem nos dissesse que devíamos fazer alguns euros com a venda de cada livro de modo a juntar fundos para futuras restaurações no Homestead, mas não há necessidade. Temos dinheiro suficiente que restou da primeira campanha para contribuir para o Homestead por pelo menos mais dois anos. Depois do sucesso do “Salva o Lars Homestead”, tenho a certeza que o próximo projecto irá juntar o dinheiro ainda mais depressa do que este primeiro.

Clone TV: Gostaria de deixar uma mensagem para os fãs de Star Wars em Portugal que talvez estejam interessados em visitar a Tunísia e os locais de filmagens?

Mark: Bem, deixa-me começar por dizer “obrigado” a todos os fãs portugueses pelo apoio que deram ao projecto. Nunca teríamos sido capazes de fazer isto sem o apoio dos fãs. E se alguma vez quiserem visitar os locais, agora é o tempo para isso. O Homestead está restaurado, o set de Mos Espa está ainda em boas condições e o povo da Tunísia bem que pode dar uso a algum dos euros vindos do turismo para se voltarem a erguer.

Links de Interesse:
SaveLars.com
Página do Pré-Projecto
Vídeos do Projecto
Preview do Livro


---
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
LINK

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário